Uma idosa de 71 anos foi multada em mais de R$ 20 mil após a Polícia Civil encontrar mais de 30 animais, entre cães e pássaros, em situação de maus-tratos em uma casa de Itapetininga (SP) na sexta-feira (22/11).
O caso é investigado pela Polícia Civil e a operação feita pelo Setor de Proteção Animal contou com apoio da Polícia Militar Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses e da Subsecretaria de Defesa Animal.
Conforme a Polícia Civil, 31 cães e dois pássaros foram encontrados na casa da idosa em situação de maus-tratos. A fiscalização constatou indícios de negligência e insalubridade nos cuidados aos animais, que estavam magros. Além disso, a água e comida dos pássaros estavam sujas e o local não recebia limpeza adequada.
A idosa foi levada para a delegacia, onde foi interrogada e multada em aproximadamente R$ 21 mil por infrações relacionadas a maus-tratos. A Polícia Civil aguarda os laudos da perícia para confirmar o estado de saúde dos animais.
Os cachorros que estavam com o estado de saúde mais debilitado foram atendidos no município. A polícia informou que um morador se ofereceu para tratar os pássaros, mas a maioria dos animais continuou na casa por falta de estrutura municipal para recebê-los.
Caso algum morador queira ajudar os animais, adotar ou oferecer lar temporário, a Polícia Civil recomenda que o interessado entre em contato com a Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga pelo telefone (15) 3373-6043.
Fonte: g1