Em menos de um mês, cinco gatos que viviam em situação de rua foram encontrados mortos na região sul do município de Palmas, no Tocantins. Moradores da região suspeitam de envenenamento. O caso é investigado pela Polícia Civil.
De acordo com o protetor de animais Fernando Ângelo, os gatos encontrados mortos não têm ferimentos pelo corpo. “Eles estavam bem de saúde e, de repente, desapareceram. Vez ou outra a gente encontra os corpos sem ferimentos, sem mordidas aparentes, sem sinais de atropelamento. O que nos leva a crer que pode ser envenenamento”, explicou Fernando ao G1.
O caso comoveu Silvia Maria Ribeiro, que realiza um trabalho voluntário em prol dos animais abandonados do município. “É muito triste. É uma morte cruel, uma morte sofrida. E essa pessoa [suspeita] já vem fazendo isso há muito tempo. Inclusive teve um evento que, durante a noite, botaram fogo em um lote onde estavam a mãe com os filhotes”, desabafou.
A suspeita dos moradores é de que existam mais gatos mortos do que o registrado por testemunhas. Isso porque uma colônia de gatos, onde antes viviam 15 animais, registrou casos de desaparecimento. Apenas quatro gatos permaneceram sob os cuidados dos protetores.
“Chegamos a fazer denúncias, então a polícia está investigando os possíveis culpados com a ajuda da comunidade e talvez algum vizinho pode até fornecer imagens de suas câmeras de vigilância”, informou Fernando Ângelo.