Roxane Delaire dirigia de volta para casa em uma estrada quando notou algo que a fez parar.
Andando lentamente na beira havia um gambá americano, também conhecido como cangambá, em perigo. A cabeça dele ficou presa dentro de uma lata de alumínio, e ele era incapaz de removê-la sozinha.
Deixando de lado o medo de ser borrifada pelo gambá, ela decidiu ajudá-lo. O caso aconteceu no Canadá.
O cangambá, muito comum nessas regiões, pode expelir um líquido mal cheiroso quando se sentir ameaçado. Esse líquido só é produzido em último caso. Além do cheiro bem ruim, causa ardência nas narinas e nos olhos, tontura e enjoo, o que ajuda a atordoar os predadores permanecendo ativo por horas e até dias. Essa é a sua principal estratégia de defesa. A secreção expelida pelo cangambá é composta por uma mistura de substâncias químicas contendo enxofre. É tão poderosa que pode ser sentida a mais de 5 km pelo nariz humano.
Mesmo assim, Roxane deciciu enfrentar o medo e salvar o pequeno animal em perigo.
Veja o momento:
Sendo incapaz de comer ou beber, ou evitar perigos, o gambá provavelmente não teria sobrevivido por muito tempo. Depois de algumas tentativas, Roxane conseguiu remover a lata, salvando a vida do gambá. Infelizmente, algumas pessoas não entendem como esse tipo de lixo pode afetar a natureza e prejudicar a vida dos animais.
Depois que o vídeo acima foi postado, Roxane recebeu muitos elogios merecidos por seu ato de bondade e heroísmo mas, para ela a recompensa foi salvar uma vida.
“Foi um momento gratificante”, escreveu Delaire .