Barby Keel, de 90 anos, já se dedica à administração do Santuário de Animais Barby Keel, em Sussex, na Inglaterra, há 54 anos, e já salvou mais de 10 mil animais.
Barby administra o santuário desde 1979, quando havia apenas três animais no local. Mas, com a fazenda agora abrigando mais de 600 galinhas, gatos, porcos, cabras e cães, ela conta com uma equipe de voluntários de confiança que ajudam a mantê-la funcionando.
Apesar de ter enfrentado o câncer três vezes, Barby não tem planos de se aposentar, atribuindo sua energia ao trabalho árduo e a um café da manhã diário com feijão.
O santuário é financiado por doações e funciona em uma área de 4,86 hectares, oferecendo refúgio para animais abandonados ou vítimas de maus-tratos. Os visitantes podem fazer um tour pelo santuário e comprar itens na loja local.
“As pessoas que nos visitam são como uma grande família”, disse Barby. “Muitas crianças vêm aqui, e muitas pessoas que moram sozinhas se encontram aqui, elas esperam por isso, comem alguma coisa e visitam os animais.”
A protetora afirma que nunca sacrifica um animal saudável.
Para Barby, sua fazenda e os animais são sua vida, e ela não tem planos de se aposentar. “É um pouco cansativo, mas se isso traz dinheiro para os animais, então é isso que importa”, disse ela.