EnglishEspañolPortuguês

AÇÃO FILMADA

Mulher abandona cães amarrados em portão de ONG de proteção animal em Mairinque (SP)

17 de julho de 2024
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Uma mulher abandonou dois cães amarrados no portão de um canil em Mairinque (SP). O caso ocorreu na segunda (15), mas foi divulgado nesta quarta-feira (17) após a presidente da Associação Protetora dos Animais de Mairinque (Apam) ter acesso às imagens da câmera de segurança do local.

Nas imagens, é possível ver que a mulher estaciona o carro e deixa um dos animais em frente ao local. Ela retorna para o veículo e desce com outro cão, que estava com uma corda no pescoço e é amarrado no portão.

Ela vai mais uma vez até o carro e retorna com potes de comida e ração para os animais. Conforme apurado pela TV TEM, ela chegou a conversar com uma funcionária da ONG, que informou que os animais não poderiam ficar no local, pois a associação enfrenta uma superlotação.

A mulher teria explicado que estava de mudança e que não poderia levar os animais e foi embora, deixando os cães no local. A presidente da ONG registrou um boletim de ocorrência. Após o abandono, os animais foram recolhidos pela Apam.

A associação informou que acolhe, atualmente, 200 animais, 80 a mais que a capacidade do lugar. Segundo apurado pela TV TEM, a mulher informou à funcionária da ONG que procurou a prefeitura antes de levar os animais até o local, e que recebeu como resposta que Mairinque não tem canil municipal.

Em nota, a prefeitura informou que não orientou a mulher a deixar os animais na porta da ONG e que tem um planejamento para a construção de um canil. Enquanto isso, mantém um termo de colaboração com a Apam.

A prefeitura ainda orienta a população sobre a conscientização ao adotar um animal. “A pessoa deve considerar todas as demandas que este animal trará, seja demanda de tempo, ou de recursos financeiros com saúde, alimentação, etc. E que o abandono de um animal nunca deve ser uma opção, até porque se enquadra em crime de abandono.”

Uma lei municipal prevê multa em casos de abandono e maus-tratos a animais. A prefeitura não informou qual é o valor aplicado à quem comete o crime.

O que fazer?

A orientação para pessoas que passam por processo de mudança e não poderão levar o pet é procurar um adotante. Em último caso, é preciso encontrar ao menos um responsável pelo animal, pois abandono de animal é crime.

Segundo a chefe da Divisão do Bem-Estar Animal de Sorocaba (SP), Josiane Tavares, o município aplica uma multa de R$ 3 mil para quem abandona um animal. Além disso, o canil municipal da cidade, que abriga 200 animais, registra um boletim de ocorrência para que a pessoa também responda na esfera criminal.

“O que a gente pede para a população é que se a pessoa veja um flagrante, que anote a placa do carro e filme isso. Não só anotar, mas que filme e apresente para a gente e também que ela abra um boletim de ocorrência, porque na delegacia ela vai dar o depoimento dela de que ela viu aquilo, aí sim, junto com a delegacia, a gente faz a multa administrativa e a delegacia dá o seguimento na parte criminal”, explica.

Segundo Josiane, aproximadamente 10% das pessoas que adotam um animal do canil acabam o devolvendo. “Mas o nível de abandono é muito alto. Dá para ver pela demanda que a gente tem de situações de maus-tratos na rua, na própria casa, então a gente tem abandono dentro da própria residência: a pessoa se muda e larga o animal lá […] Aí a gente tem que atuar, nesses casos que o animal tá correndo risco de morte eminente e a gente acaba atuando e resgatando”, diz.

Josiane reforça que todo processo de adoção de animais deve ter responsabilidade e consciência de que o animal ficará, por muitas das vezes, até 15 anos ao lado do tutor. “Esse animal precisa de carinho, amor, atendimento veterinário, precisa de um lugar adequado, alimentação adequada. Não é só ter o animal, é uma responsabilidade”, reforça.

Neste sábado, o canil municipal de Sorocaba estará aberto das 9h às 13h para que os interessados em adotar um animal possam conhecê-los. “Todos eles têm uma história, ou são vítimas de maus-tratos, ou atropelados. A gente faz toda uma entrevista com essa pessoa para gente saber se esse animal que ela gostou é adequado para ela”, explica Josiane.

Como adotar

Para adotar um animalzinho doméstico, o morador precisa apresentar um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço atualizado.

O interessado vai passar por uma breve entrevista, feita por profissionais da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que pergunta, por exemplo, se existe outro animal na residência ou, ainda, a respeito do espaço destinado ao animal na casa.

A prefeitura ressalta que adotar cão ou gato é assumir uma responsabilidade e não deve ser uma ação feita por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário ao animal por toda a vida.

O Canil Municipal fica na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3202-8006.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo