Para celebrar o lançamento de Mufasa: O Rei Leão – que já está em cartaz nos cinemas do Brasil –, a Disney e o Lion Recovery Fund (LRF), da Wildlife Conservation Network (WCN), retomaram a campanha Protect the Pride. O objetivo é aumentar a conscientização e o capital para a recuperação de leões na África, já que a população da espécie diminuiu pela metade nos últimos 30 anos na região, restando apenas cerca de 23 mil indivíduos na natureza.
A primeira edição da iniciativa se deu em 2019, por conta da adaptação live-action de O Rei Leão. E foi um sucesso, permitindo ao fundo investir, na época, em mais de 300 projetos de conservação destes grandes felinos em 25 países africanos, com pelo menos 50% dos locais já apresentando populações estáveis ou crescentes.
Agora, com a nova campanha, os valores arrecadados serão usados para apoiar grupos de conservação, governos e comunidades locais em toda a África e criar impactos duradouros para os leões e suas paisagens, visando dobrar o número de animais na região até 2050.
A luta para recuperar os leões da África deve começar com uma abordagem holística que proteja não apenas as espécies, mas também as paisagens das quais elas dependem e as pessoas que compartilham seus ambientes”, disse Peter Lindsey, diretor do LRF, em comunicado.
Lindsey acrescentou que proteger verdadeiramente os leões significa abordar todo o espectro de ameaças que eles enfrentam, desde a perda de habitat e o conflito entre humanos e animais até as crescentes pressões do tráfico de animais selvagens.
“Nossa colaboração sustentada com a Disney ajudou o LRF a fazer melhorias significativas nessas áreas. Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho juntos”, finalizou o diretor.
Fonte: Um Só Planeta