EnglishEspañolPortuguês

EFEITO

Mudanças climáticas impactarão aves severamente até 2080, aponta estudo

Um total de 8.768 espécies de aves em todo o mundo foi avaliada para que os cientistas pudessem prever quantas linhagens diferentes podem ser perdidas

6 de agosto de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Mudanças climáticas impactarão aves severamente até 2080, aponta estudo                                          Foto: Sid Balachandran | Unsplash

A crise climática que tem se instaurado nos últimos anos vem prejudicando quase toda a fauna e flora global. Uma nova pesquisa da Universidade de Durham, no Reino Unido, e do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Clima Senckenberg, na Alemanha, elaborou uma estimativa de como essas transformações irão impactar especificamente as comunidades de aves em todo mundo até 2080.

Publicado na revista Proceedings of the Royal Society no dia 20 de julho, o estudo relacionou distribuições de aves e dados climáticos para, em seguida, aplicar essas relações a dois cenários climáticos futuros. Esses cenários foram criados com base em baixas e médias emissões de gases de efeito estufa para, então, poder prever mudanças no ordenamento das espécies.

A equipe analisou as modificações no número de espécies de aves por área e também as espécies mais afetadas. Os resultados das projeções mostraram que a mudança climática terá efeitos profundos em ambos os fatores.

“As funções do ecossistema que as aves desempenham em uma área também podem mudar no futuro, com consequências potenciais para as cadeias alimentares, dispersão de sementes e polinização de plantas”, alerta o professor Stephen Willis da Universidade de Durham, em comunicado.

Um total de 8.768 espécies de aves em todo o mundo foi avaliada para que os cientistas pudessem prever quantas linhagens diferentes podem ser perdidas ou adicionadas regionalmente, à medida que as espécies respondem às mudanças climáticas.

As perdas seriam mais comuns em áreas tropicais e subtropicais, mas é esperada uma reestruturação filogenética das aves em nível global. Os autores do estudo também enfatizam que a preservação da diversidade filogenética local pode ser a chave para a diversidade biológica resistir à crise climática.

Fonte: Galileu

Você viu?

Ir para o topo