EnglishEspañolPortuguês

CLIMA ÁRIDO

Mudanças climáticas ameaçam recuperação da ararinha-azul, estrela dos filmes de animação 'Rio'

Espécie considerada extinta já enfrentou décadas de caça predatória e destruição do habitat natural devido ao pastoreio excessivo de bois

29 de maio de 2024
Fabiano Maisonnave
10 min. de leitura
A-
A+
Foto: AP Photo/Andre Penner

Todas as ararinhas-azuis são majestosamente azuis sob o sol escaldante do Nordeste do Brasil, mas cada ave é distinta de Candice e Cromwell Purchase. À medida que os papagaios passam grasnando por sua casa, o casal consegue identificar facilmente o pássaro número 17 por suas penas lisas e consegue distinguir o número 16 do número 22, que tem duas contas presas à coleira do rádio.

Esta familiaridade oferece um vislumbre do compromisso do casal sul-africano em salvar uma das espécies mais ameaçadas do mundo.

O papagaio – endêmico de uma pequena região da bacia do Rio São Francisco e já raro no século XIX – foi declarado extinto na natureza em 2000, quando um macho sobrevivente solitário desapareceu após décadas de caça furtiva e destruição do habitat devido ao pastoreio excessivo do gado. As poucas aves restantes foram espalhadas em coleções particulares ao redor do mundo.

    Você viu?

    Ir para o topo