Nesta terça-feira, 10 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, realizou a primeira palestra da Campanha de Guarda Responsável e Adoção.
Foi a palestra realizada no CEM Carlos Drummond de Andrade, aos alunos de todas as séries existentes naquele estabelecimento de ensino. O evento contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Dalva Gradin, do Promotor Dr. Rodrigo Yashida Brandão e do Médico Veterinário, chefe da Vigilância Sanitária, Dr. Fernando Torres.
Ao mesmo tempo em que eram mostrados slides as autoridades explicavam aos alunos como cuidar corretamente do cão, a importância de mantê-lo seguro e nunca permitir o abandono dos animais nas ruas da cidade.
Foram distribuídos folhetos aos alunos, da Campanha de Guarda Responsável e Adoção, com instruções e orientações sobre a guarda responsável de cães e telefones para a adoção (3562-6614 e 9967-1902). A campanha foi lançada para diminuir o número de cães soltos nas ruas e assim evitar os maus-tratos de animais e a proliferação de doenças como a leishmaniose visceral canina e a raiva.
O sacrifício de cães, no Canil Municipal está proibido pelo Ministério Público Estadual. A solução para a retirada dos animais das ruas está na responsabilidade dos seus tutores. Para tanto foi lançada a campanha de guarda responsável e adoção. As palestras continuam na rede pública e particular de ensino.
Nesta quarta-feira, 11 de maio a palestra ocorre no CEM Erico Veríssimo. No dia 12 no CEM Cecília Meireles. Nos dias 19 e 20 na Escola Estadual Jorge Amado. Nas demais escolas as datas serão definidas e divulgadas.
Fonte: Jornal O Correio