EnglishEspañolPortuguês

"AGRO É FOGO"

Movimento animalista marca presença em atos contra as queimadas no Brasil

24 de setembro de 2024
Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Lucas Lourenço

Neste final de semana, ativistas de diversos movimentos ligados à causa animal participaram de manifestações contra as queimadas que assolam o país. Os atos aconteceram em diversas cidades, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Campinas (SP), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (BH) e o Distrito Federal.

Em São Paulo, a Marcha Por Justiça Climática foi realizada no domingo (22) na Avenida Paulista. Os manifestantes denunciaram as queimadas que afetam os biomas brasileiros e cobraram ações imediatas das autoridades. Com o tema “Esse calor não é normal”, a marcha convocada pela Coalizão Pelo Clima e construída com diversos movimentos sociais, faz parte de uma série de 13 mobilizações pelo Brasil..

Foto: Lucas Lourenço

O movimento animalista marcou presença e trouxe à tona a conexão entre a exploração animal e o desmatamento, reforçando a urgência de repensarmos o atual sistema alimentar como forma de combate à crise climática, erguendo faixas e cartazes com frases como “Não deixe o Brasil virar pasto”, “Agro é fogo. Agro é carne”, “Carne tem cheiro de floresta queimada”, “A pecuária é fogo”.

Segundo dados do Mapbiomas, 97% do desmatamento no Brasil nos últimos cinco anos foi causado pela agropecuária, para ampliar espaço para pastagens e monoculturas de grãos destinados principalmente à produção de ração animal. A transformação do atual sistema alimentar pode diminuir drasticamente a pressão sobre os recursos naturais e evitar a destruição de florestas e ecossistemas essenciais para o combate à crise climática.

    Você viu?

    Ir para o topo