Um motorista resgatou uma tartaruga com o casco quebrado no meio da pista da DF-180, em trecho de Samambaia, no Distrito Federal, na noite da última sexta-feira (6). O homem parou na rodovia porque pensou que era uma pedra que poderia causar acidentes.
“Eu vi aquilo na pista, liguei a luz alta porque a iluminação da via é muito ruim e resolvi parar porque achei que era uma pedra e poderia causar algum acidente. Quando eu parei o carro e cheguei perto para tirar do meio da pista, vi que era uma tartaruga e que estava machucada”, afirma o promotor de vendas Leandro Vieira.
Morador do Areal, ele buscava a filha quando encontrou o réptil. “Eu fiquei sinalizando para os outros motoristas desviarem, mas teve um que acelerou e passou por cima da tartaruga. Graças a Deus não acertou.”
Depois de resgatar a tartaruga, Vieira tentou contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama), mas não conseguiu.
“Então eu comecei a procurar telefone de clínicas veterinárias. Eu liguei em uma lá na Asa Sul e a doutora me deu o telefone de um especialista em animais silvestres. Eu conversei com ele por WhatsApp, mandei as fotos e os vídeos e ele me falou que ela só tinha quebrado o casco e que iria ficar bem.”
O veterinário disse a ele que o animal é um cágado, que se difere das demais tartarugas por ter o pescoço longo e o casco achatado.
A Polícia Militar Ambiental foi avisada para recolher o animal e dar o tratamento adequado. “É uma vida. Eu fiquei muito feliz de ter salvado ela e saber que ela vai ficar bem”, afirma Vieira.
Fonte: G1