Câmeras de segurança flagraram o momento em que um motorista joga um gato pela janela do carro em movimento e ainda o atropela nesta quinta-feira (14), no Bairro Cidade Alta, em Cuiabá.
O vídeo chegou até a Associação Guardiões das Patas e pela ONG Aliança de 4 Patas, que foi até a polícia e denunciou o motorista. O responsável pela entidade, Marlon Figueiredo, disse que o motorista tinha costume de não parar o carro quando havia gatos passando na frente da casa dele.
A polícia localizou o suspeito e o encaminhou à delegacia.
De acordo com Marlon, crimes deste tipo têm crescido no estado. “Crime de maus-tratos tem crescido em nosso estado e capital de maneira acelerada e como se não bastasse a covardia que fazem com os animais nunca existe punição”, destacou.
A associação ainda reivindica a criação de uma Delegacia Especializada da Proteção Animal no estado, uma vez que a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) que investiga crimes contra animais possui outras atribuições.
Segundo ele, os suspeitos são presos em flagrante e depois respondem em liberdade, o que amplia a sensação de impunidade.
Maus-tratos
Em 2021, cerca de 14 mil animais foram abandonados em Cuiabá, de acordo com o último levantamento da Diretoria de Bem-estar Animal (DBEA). Os números indicam que os casos triplicaram durante a pandemia.
No ano passado, a média de denúncias foi de 98 por mês no primeiro trimestre, o que foi o dobro do registrado na média mensal nos anos de 2019 e 2018.
O que diz a lei?
A Prefeitura de Cuiabá sancionou a lei 6.746/2022 para que, após a identificação dos autores dos crimes de maus-tratos, sejam responsabilizados pelo pagamento das despesas veterinárias provenientes da agressão.
De acordo com a lei, os responsáveis terão a obrigatoriedade ainda de ressarcir a administração municipal dos custos relativos aos serviços prestados.
A Diretoria de Bem-estar Animal foi criada para trabalhar em ações de resgate de animais, fiscalizar os casos de maus-tratos e a promoção da adoção responsável. Eles já atenderam mais de mil animais, entre cães e gatos. Em média, recebem 15 denúncias deste tipo por dia.
Fonte: G1