Três emus foram atropelados propositalmente em uma estrada rural de Melbourne, na Austrália. Dois animais morreram rapidamente e o terceiro teve a patas fraturadas e ficou agonizando no local. Moradores da região acionaram equipes de resgate, mas o emu sobrevivente, devido à gravidade dos ferimentos, foi induzido à morte pelos socorristas.
O trio de animais fazia parte de uma grande família de emus que vive na região há anos e é muito querida pelos moradores. Eles recebiam carinho e alimento da comunidade e todos ficaram desolados, pois os viram nascer e crescer. Uma investigação foi aberta, pois há uma grande chance que o veículo tenha sofrido graves danos.
A pena por matar pássaros nativos acarreta multas pesadas ou penas de até dois anos de prisão.
Outro caso
Em outubro de 2019, o agricultor Jacob Scott Macdonald foi condenado à prisão depois de se filmar empolgadamente atropelando um bando de emus em Cowangie, oeste de Victoria. Ele estava dirigindo pela Pallarang Road, uma remota comunidade agrícola, quando encontro o grupo de animais.
Com a câmera rodando em seu telefone, Macdonald riu descontroladamente enquanto seu carro atropelava e feria os animais. Ele é ouvido gritando “Fodam-se emus” e dizendo “Isso é ótimo pra caralho”. No vídeo, ele também é ouvido contando o número de emas que desaparecem sob o capô de seu carro.
Mais tarde, sete emus foram encontrados mortos na estrada e a filmagem, que Macdonald disse que deveria ser enviada apenas para alguns amigos, se tornou viral. Ele se declarou culpado das acusações feitas contra ele e foi multado em US $ 800 e inicialmente condenado a 42 dias de sentença.
A sentença foi então reduzida para 21 dias na apelação, com uma ordem de correção da comunidade de nove meses, onde ele foi recomendado para ser voluntário por 100 horas em uma instituição de caridade de bem-estar animal.