EnglishEspañolPortuguês

Mostra Ecofalante-USP terá debate sobre direitos animais

25 de outubro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
A História do Porco (em Nós): “Vemos o que o homem faz com os animais e, em última instância, com o mundo” (Foto: Divulgação)

Nos dias 30 e 1º de novembro, às 14h, e como resultado de uma parceria com o Grupo de Pesquisa Sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas, a Mostra Ecofalante-USP abre espaço para discussão sobre direitos animais a partir da exibição de dois filmes. A entrada é gratuita.

No dia 30 será exibido “O quadrado perfeito” no Cinusp Paulo Emílio. Partindo do prisma sobre eugenia, o filme lança o olhar para o mundo da criação de cães de raça pura. Para o debate, o evento convidou a cientista social Doris Accioly e o psicanalista Arnaldo Dominguez.

Já no dia 1º de novembro, na Casa de Cultura Japonesa (USP), a atração da vez é o filme “A História do Porco (em Nós), que apresenta diferentes perspectivas centradas em nossa relação com o porco enquanto animal e como metáfora projetiva de repulsa e desejo em nossa relação com o mundo. Vão participar do debate o pesquisador Douglas Kawaguchi e a psicanalista Ana Laura Prates.

30/10

 

 

O Quadrado Perfeito, de Pablo Bagedelli

Hora: 14h

Local: Cinusp Paulo Emílio

Debatedores: Doris Accioly e Arnaldo Dominguez de Oliveira

Trailer

A partir de seus estudos sobre a eugenia, o diretor lança seu olhar para o mundo da criação de cães de raça pura. Entre biografias, sprays para o pelo, escritórios e teorias genéticas, é revelado todo um sistema que sustenta e reproduz as raças caninas. Uma fotógrafa de competição mergulha nas memórias de seu falecido marido para nos mostrar seus melhores pódios; um casal narra seus próprios problemas de fertilidade enquanto nos ensina as proporções corretas da cabeça de um poodle; a comissão de juízes da Federação Cinológica Argentina discute modificações no regulamento da instituição…

Doris Accioly é cientista Social, professora e pesquisadora do Diversitas – USP. Tem experiência na área de educação, filosofia e ciências sociais, com ênfase em educação e cultura libertárias.

Arnaldo Domínguez de Oliveira é psicanalista com formação em medicina pela Universidad Nacional de Córdoba, militante pelos direitos LGBTT e atualmente um dos coordenadores do curso de formação em psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo – CEP.

01/11

 

 

A História do Porco (em Nós), de Jan Vromman

Hora: 14h

Local: Casa da Cultura Japonesa (sala multimídia)

Debatedores: Douglas Kawaguchi e Ana Laura Prates.

Trailer

Histórias e imagens de porcos estão presentes em todo o mundo. O animal causa repulsa e desejo. A maneira com que o tratamos reflete-se em nossa ação como ‘seres humanos’. Poderia este animal glutão ser uma metáfora da nossa ganância infinita? O narrador nos leva em uma jornada centrada no porco, da pré-história ao presente e ao redor do mundo. Visitamos de laboratórios a museus, de matadouros a fazendas orgânicas. Vemos o que o homem faz com os animais e, em última instância, com o mundo. Poderia haver uma transição para um mundo menos ganancioso e mais respeitoso com os seres humanos, animais e meio ambiente?

Douglas Kawaguchi é doutorando e mestre em psicologia pela USP, pesquisador de maus-tratos a animais e das relações entre humanidade e animalidade há mais de 10 anos, além de ativista dos direitos dos animais desde a década de 1990.

Ana Laura Prates é psicanalista e escritora. Tem doutorado pela USP, pós-doutorado pela UERJ e é pesquisadora da Unicamp. Coordena a rede de pesquisa de Psicanálise e Infância do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.

Para mais informações, clique aqui. 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo