O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Roque (SP), a Patrulha Ambiental da GCM e a direção do Núcleo da Floresta de São Roque, instituição que cuida da recuperação de animais silvestres, estiveram no distrito de Canguera para checar a morte de uma onça-parda (Puma concolor) em uma área de mata.
As equipes foram ao local nesta quarta-feira, 31, onde encontraram a carcaça da onça morta, pele e ossos.
Os profissionais puderam identificar inicialmente que a onça estava com furos na região da cabeça que seriam marcas de arma de fogo, além de sinais de espancamento.
Todas as evidências encontradas foram anotadas pelas equipes para o registro de um boletim de ocorrência de crime ambiental.
A morte da onça pode ter ocorrido há algumas semanas, devido ao estado de decomposição.
As equipes não conseguiram em um primeiro momento pistas de quem possa ter cometido o crime e pedem para que a população faça denúncias caso haja alguma informação sobre envolvidos.
A denúncia pode ser feita anonimamente para Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura, GCM, Núcleo da Flores, Polícia Militar, Polícia Ambiental ou Polícia Civil.
A Onça-Parda é uma espécie protegida da fauna brasileira e está ameaçada de extinção.
Segundo o Decreto Estadual nº 63.853, de 27 de Novembro de 2018, incluída na categoria ¨Vulnerável¨, ela exerce uma função de extrema importância no equilíbrio ecológico.
O caso está sendo investigado.
Fonte: São Roque Notícias