Na Malásia, ONGs pelos direitos animais estão exigindo ações legais contra um conselho local após uma amada cadela, que ficou famosa em todo o país depois que um vídeo dela brincando com um gatinho se tornou viral, ter sido morta a tiros durante uma operação de massacre contra animais em situação de rua.
A cadela, a quem os moradores chamavam de Kopi, palavra malaia para café, foi morta em 06 de outubro no distrito de Besut, no estado de Terengganu, segundo uma postagem no Instagram da conta de defesa dos animais @myforeverdoggo.
A postagem mostrou os momentos finais da cadela gemendo de dor enquanto era consolada por uma pessoa que passava no local.
Ativistas pelos direitos animais do país afirmam que a polícia deve tomar medidas, argumentando que não há disposições legais que permitam a qualquer parte usar armas de fogo para matar animais em situação de rua.
“Queremos que todos os oficiais do conselho distrital de Besut sejam acusados sob a Lei de Bem-Estar Animal pelo assassinato da cadela”, disse Rajesh Nagarajan, da ONG Lawyers for Animal Rights, a jornalistas, depois que várias ONGs pelos direitos animais registrarem um boletim de ocorrência sobre o incidente.
Rajesh disse que também entrarão com uma ação civil contra o conselho distrital no Tribunal Superior de Terengganu na próxima semana.
Kopi, que recebeu esse nome por conta de sua pelagem preta com manchas brancas, conquistou os corações dos usuários nas redes sociais da Malásia em março deste ano, após um vídeo dela encorajando um gatinho a andar se tornar popular.
Fãs de Kopi a descreveram como um animal adorável e gentil que agia como uma “tia” para os muitos gatinhos em situação de rua na área.
Ver essa foto no Instagram
A postagem da @myforeverdoggo, que anunciou a morte de Kopi, incluiu um vídeo compartilhado por uma testemunha, mostrando uma pessoa acariciando suavemente a cadela enquanto ela estava deitada na estrada.
A postagem descreveu como a testemunha ouviu disparos altos, o que a fez sair correndo de sua casa para encontrar Kopi deitada de lado, “coberta de sangue e chorando de dor”.
“Esta tragédia de partir o coração, especialmente porque não é a primeira vez que um incidente assim acontece, nos lembra como é importante continuar defendendo esses animais sem lar”, dizia a postagem. “Existem maneiras humanas de tratá-los. Matar esses cachorrinhos sem lar não muda a situação, ajudá-los sim.”
Animais em situação de rua no país
Esse é um dos muitos casos de crueldade contra animais em situação de rua na Malásia. Em março do ano passado, um homem idoso ficou ferido em uma briga com sequestradores de cães do conselho municipal de Petaling Jaya, no estado de Selangor, após tentar proteger seus três cães de serem apreendidos em sua propriedade.
Unidades de captura de cães são normalmente implantadas em resposta a reclamações públicas sobre cachorros em situação de rua, que são sequestrados e posteriormente mortos se os tutores não aparecerem após um determinado período de tempo.