A Polícia Civil de Minas Gerais investiga um caso de maus-tratos a um cachorro em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso ocorreu depois que o cão chamado Zeus, da raça buldogue, fugiu de casa e foi pego por um homem e dois adolescentes que passavam de carro pelo local, no sábado (4 de janeiro). A tutora do animal, a empresária Bárbara Muniz, acusa o homem de ter maltratado o seu cachorro, que morreu na manhã deste domingo (5 de janeiro) após sofrer diversas convulsões e com lesões nas patas.
Em conversa com a reportagem, Bárbara Muniz relatou que ela e o marido rapidamente perceberem a falta do cachorro e iniciaram uma busca pela vizinhança. Pessoas que estavam na rua a contaram que dois adolescentes e um homem pegaram o cachorro e uma das testemunhas conseguiu identificar os menores de idade, que moram na região. Bárbara conta que, ao chegar na casa dos adolescentes, foi informada que seu cachorro estava na casa do pai de um deles, o homem que dirigia o carro.
Segundo a tutora de Zeus, o suspeito a recebeu em sua casa e disse que tinha pegado o cachorro na rua porque ele estava passando mal. Ao entrar na residência, Bárbara encontrou seu animal convulsionando e o levou a um veterinário. “Encontrei meu cachorro lá jogado no chão. Meu marido entrou correndo, pegou e já saiu disparado para o veterinário. Ele [o dono da casa] estava vendo o cachorro se debatendo e não fez nada”, relatou Bárbara à reportagem.
Conforme Bárbara, após deixar Zeus no hospital veterinário, ela e o marido conseguiram acesso às câmeras de segurança do bairro. Nas imagens, compartilhadas com a reportagem, é possível ver Zeus andando normalmente pela calçada da rua, sem aparentar ferimentos ou sinais de convulsão. O vídeo mostra, ainda, os dois adolescentes descendo de um carro e perseguindo o animal, até conseguirem carregá-lo até o carro.
“Ele falou que pegou porque viu o cachorro passando mal, mas nós vídeos ele estava bem. Nossa teoria é de que ele queria vender [o Zeus]. Um amigo nosso contou que já comprou um cachorro com ele pela internet. Estamos tentando localizar os anúncios. Acho que como ele descobriu que eu já tinha achado o Zeus, ele bateu no meu cachorro ou envenenou”, supôs Bárbara, que ainda espera o resultado da autópsia e as investigações da Polícia Civil.
Na manhã deste domingo, após receber a notícia de que Zeus havia morrido, Bárbara voltou à residência do suspeito e chamou a polícia. O homem foi levado a uma delegacia da Polícia Civil, onde um boletim de ocorrência foi registrado. À polícia, o suspeito disse que levou o cachorro para casa porque ele estava passando mal na rua. Uma testemunha revelou aos policiais, ainda, que ouviu o suspeito xingando o cachorro quando Bárbara e o marido foram confrontá-lo: “Que palhaçada, tudo por causa dessa bosta”, teria dito o homem.
Após registro da ocorrência, o suspeito foi solto e o caso será investigado pela Polícia Civil. O laudo de necropsia do animal, que deve apontar a causa da morte, será finalizado na segunda-feira (6 de janeiro).
Fonte: O Tempo