Tutores de animais em Taubaté, a 140 km de São Paulo, estão preocupados com uma série de mortes misteriosas ocorrida na cidade. Pelo menos sete animais, incluindo cães, gatos e um cabrito, foram encontrados mortos no bairro Colinas. A suspeita é que eles tenham sido envenenamento.
O serviço público vem sendo acionado frequentemente para recolher os corpos dos animais. Os tutores não sabem mais o que fazer. A cabeleireira Heloísa de Oliveira cuidava da saúde de seu cão. Ela prestava atenção nas datas das vacinas e só dava ração. Ao vê-lo agonizar até morrer, ficou impressionada e agora nem pensa mais em adotar outro cachorro. “As crianças estão tristes. A gente está muito abalada, porque tem aparecido muito cachorro morto. Está muito difícil”, contou.
O pinscher Cuzco foi outra vítima. “Não teve o que fazer. Em 20 minutos o cachorro morreu. Não acredito que uma doença mate um cachorro em 20 minutos. Provavelmente estão misturando veneno com carne”, disse o inspetor de qualidade Marco das Dores.
Após a morte de Cuzco, ele decidiu deixar seus outros dois cães e o gato trancados dentro de casa. “Se eu deixar solto, corre o risco de alguém matar. Então em hipótese alguma posso deixar no quintal”, conta.
Segundo a veterinária Karime Scarpelli, em casos de mortes súbitas e seguidas, em uma mesma região, a causa quase sempre é veneno. “Um único grama de um tipo de veneno é capaz de matar uma pessoa de 60 kg em pouco mais de uma hora. Então é muito sério mesmo. O estrago é muito grande”, explicou.
Assista ao vídeo da reportagem:
Fonte: G1