Apuka Online
[email protected]
Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná realizaram no início da tarde de hoje (21), coleta de água do Lago Jaboti em Apucarana para investigar a mortandade de peixes no local. Equipes da Secretaria do Meio ambiente coletaram mais de 50Kg de peixes mortos nas margens do lago.
De acordo com o gerente da Secretaria Sergio Bobig, a morte dos peixes começou a ser registrada no último sábado, porém, foi apenas na tarde de ontem (20) que o número aumentou consideravelmente chamando atenção dos frequentadores d o parque.
Uma denúncia foi feita ao Promotor Público do Meio Ambiente Eduardo Augusto Cabrini, que em companhia de Bobig estiveram no local constatando as mortes. Na tarde de hoje, equipes da Secretaria começaram a retirar os peixes que já cheiravam mal. O Ministério Público por sua vez, acionou o IAP que coletou amostras da água do lago e alguns peixes vivos para análise laboratorial em Londrina. Para Sérgio Bobig, ainda é prematuro apontar a causa morte, mas algumas hipóteses são baixa oxigenação da água, ou inversão térmica. Mas também não está descartada poluição do lago.