Moradores de São José da Tapera (AL) presenciaram cenas lamentáveis de um crime ambiental, à beira do açude público, na entrada da cidade. Milhares de peixes morreram devido à poluição dos esgotos das casas, que são despejados diretamente nas águas do açude.
Os moradores, próximo à barragem, relataram que desde quarta-feira (20) já haviam notado que muitos peixes começaram a morrer, conforme publicado pela ANDA, porém, somente neste fim de semana a prefeitura decidiu retirar cerca de dez mil peixes que ainda estavam vivos e colocaram num açude do Denocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas).
Apesar do esforço dos moradores para salvar os peixes, uma média de três toneladas de tilápias não resistiu e acabou morrendo devido à falta de oxigenação na água.
O açude de São José da Tapera é considerado um cartão-postal da cidade, porém, a falta de saneamento básico e a imensa poluição às margens daquela barragem vêm prejudicando a paisagem tradicional do município sertanejo.
De acordo com o promotor de Justiça Luiz Tenório, responsável pela Comarca do município, o Ministério Público se reuniu com o Poder Público Municipal no sentido de unir forças e exigir, junto ao Governo Federal, a verba, já destinada, para a implantação do saneamento básico no município.
Fonte: Alagoas 24h