Mesmo com todos os esforços da equipe do departamento de Defesa e Controle Animal da Prefeitura Municipal de São Carlos, em SP, o cavalo que foi maltratado pelo tutor não suportou e acabou entrando em óbito nesta madrugada. “O animal foi levado para o posto zootécnico, onde recebeu tratamento e apesar de todos os esforços acabou falecendo”, disse Jilverson Morais, diretor da unidade.
Ainda de acordo com Morais, se condenado, o tutor do cavalo vai ser indiciado pela Justiça e pode pegar de três meses a um ano de prisão, além de multa por maus-tratos contra animais. A pena aumenta de um sexto a um terço, caso o animal morra.
Segundo ele, o animal tinha um microchip usado para o cadastramento de todos os dados junto ao órgão.
O caso
No final da tarde de ontem (11), testemunhas acionaram a Polícia Militar informando que o cavalo subia a rua Totó Leite, puxado por uma carroça e em determinado ponto não se sentiu bem. Mesmo assim o carroceiro seguiu o seu trajeto, quando o cavalo – muito debilitado – não suportou e acabou desmaiando sobre um veículo.
A Polícia Militar solicitou a presença de veterinários do Departamento de Defesa e Controle Animal que socorreram o cavalo ainda no local e em seguida o levaram em coma para o posto zootécnico da cidade.
O carroceiro foi encaminhado ao plantão policial, onde foi registrado um termo circunstanciado de maus-tratos contra animais.
Fonte: São Carlos Agora