Membros de uma instituição de caridade dedicada à preservação da vida selvagem tomaram a decisão de deixar a Ucrânia, mas sem abandonar os animais resgatados, entre eles, cerca de 100 morcegos.
De acordo com o UOL, a Bats Ukraine é conhecida como a maior organização de proteção de morcegos no leste europeu. Estima-se que sua equipe já resgatou 93 animais que estavam sob seus cuidados antes do início da invasão do exército russo ao território ucrâniano, no fim de fevereiro.
Depois que o bombardeio atingiu grande parte da cidade de Kharkiv, no nordeste do país, onde a instituição está localizada, os funcionários se viram obrigados a fugir às pressas.
Contudo, para garantir que os morcegos sobrevivessem ao deslocamento, eles os colocaram dentro de alguns refrigeradores, de modo que os animais tivessem conforto, segurança e estabilidade térmica para ficarem num estado semelhante ao da hibernação.
Alguns destes eletrodomésticos foram doados à ONG para facilitar a retirada dos morcegos do país.
O método inusitado foi uma solução rápida dos funcionários diante do avanço russo sobre o território. Em um vídeo feito pela equipe, os morcegos são vistos bem acomodados dentro de um dos refrigerados e aglomerados enquanto dormem. Ao mesmo tempo que continuam recebendo os cuidados veterinários durante a fuga.
A gravação circulou pelas redes sociais e a iniciativa foi aplaudida por muitos internautas.
Desde que a Rússia iniciou os bombardeios, muitos animais domésticos têm sido abandonados por ucranianos que tiveram que deixar suas casas às pressas em busca de segurança nos países vizinhos. Animais enclausurados dentro de zoológicos também estão sofrendo com os ataques, sem chance de escapar.
Muitas entidades voltadas ao bem-estar animal têm se esforçado para resgatar os animais da Ucrânia e proprietários de abrigos têm se negado a deixar o país e abandonar seus animais.