Uma visita inesperada surpreendeu moradores em um apartamento no centro de Palmas na noite desta segunda-feira (25).
Segundo relatos da funcionária pública Nubia Bitencour, de 28 anos, o animal foi visto andando em direção a um dos quartos, que fica no terceiro andar do prédio. Ela e outras duas jovens precisaram pedir ajuda para outras pessoas para retirar o morcego.
“Quando vimos começamos a gritar e a pular porque nunca tínhamos visto um morcego andando. Saímos batendo na porta dos outros apartamentos para pedir ajuda. Nós não tínhamos coragem de matá-lo”, contou Nubia, que disse ter tremido de medo na hora, mas passado o susto, acha graça da situação.
Nubia também afirmou que já tinha visto morcegos em fazendas, mas em apartamento, foi a primeira vez. O animal caminhava a passos lentos, segundo relatos da jovem. “Ele não voou, poderia estar com uma das asas machucadas”, disse.
Depois dos gritos, um porteiro resgatou o animal tirando-o com uma sacola e o soltando em uma rua próxima ao prédio.
Segundo o veterinário Espedito Pereira Lima, a presença de morcegos nos perímetros urbanos é comum. Ele ressaltou ainda que a maior parte não são hematófagos, aqueles que se alimentam de sangue. A maioria destes animais se alimentam de insetos (insetíforos) e frutas (frugívoros). “Eles nem sempre causam problemas e são importantes para o equilíbrio do ecossistema”.
Os morcegos podem também ser transmissores da raiva, mas segundo o veterinário, o risco maior acontece em cavernas.
Fonte: G1