A produtividade das culturas agrícolas está na mira do clima. Com o aquecimento global, algumas plantações deverão sofrer mais que outras. Entre elas está o morangueiro. Um novo estudo examinou o efeito do aumento das temperaturas na colheita da Califórnia, estado norte-americano líder na produção de morangos, item essencial em geléias e bastante usado no sanduíche popular feito com pasta de amendoim.
Usando um novo método de análise, pesquisadores da Universidade de Waterloo descobriram que um aumento de 3 graus Fahrenheit na temperatura (cerca de 1.6 grau Celsius) poderia reduzir a produção de morangos em até 40%. Os morangos são uma das mercadorias mais lucrativas para as economias da Califórnia e dos Estados Unidos, chegando a movimentar em 2022 mais de 3 bilhões de dólares.
A opção pela análise dos morangos não se deu apenas por causa de sua popularidade, mas também pelo prazo de validade notoriamente curto. Mas, segundo os cientistas, os resultados sugerem implicações potenciais para a disponibilidade de outros produtos agrícolas importados da Califórnia.
Os pesquisadores usaram um modelo que prevê a probabilidade de perda de rendimento, relacionando anomalias de temperatura do ar e o rendimento do morango. Este processo permitiu a medição de uma maior variabilidade ao longo do tempo e os resultados mais precisos até à data.
“Esta pesquisa mostra como as mudanças climáticas podem impactar diretamente os alimentos que amamos, enfatizando a importância de práticas agrícolas sustentáveis para manter um abastecimento alimentar estável para todos”, disse a Dra. Poornima Unnikrishnan, pós-doutoranda no Departamento de Engenharia de Design de Sistemas da Universidade de Waterloo.
As práticas agrícolas sustentáveis poderiam incluir a otimização da irrigação para garantir o abastecimento de água adequado durante as ondas de calor, a utilização de irrigação por gotejamento, além da utilização de plantas de sombra e a instalação de estruturas de sombra para mitigar o stress térmico.
O estudo sobre a influência das anomalias de temperatura no rendimento de morango foi publicado na revista Sustainability.
Fonte: Um Só Planeta