Dois cães, que estavam dentro de um valão, foram resgatados por moradores na manhã desta sexta-feira (27) no bairro Vasco da Gama, em Cariacica, na Grande Vitória. Nas imagens, gravadas por uma moradora da região, os animais aparecem apenas com as cabeças do lado de fora em meio a uma grande quantidade de lixo antes de serem retirados do local por dois homens.
Moradora que ajudou a resgatar os animais, Nathália Ferreira, contou que foi avisada logo cedo pela mãe sobre a presença dos cães no valão.
“Estava dormindo e minha mãe saiu de casa por volta de 6h40 para trabalhar. Quando ela foi para o ponto de ônibus viu os cães no valão e me ligou desesperada para eu ir até lá salvar os cachorros”, contou a moradora.
Assim que chegou ao local, Nathália viu os animais e ficou sem saber como retirá-los do valão até que dois homens passaram e ajudaram.
“Estava passando um senhor na hora, chegou um outro cara também e tiramos os cachorros de dentro do valão”, disse a moradora.
Nathália também disse que não sabe como os cães foram parar no local e a maioria dos moradores acredita que os animais foram jogados dentro do valão.
“Não sei como os cachorros entraram lá. Uma senhora disse que viu eles na rua ontem. Então, ela acredita que eles caíram, mas a população, de uma forma geral, acha que jogaram eles no valão”, contou Nathália.
Moradores pedem fechamento de valão
Moradores disseram que uma parte do valão localizado na rua Leopoldina no cruzamento com a avenida Espírito Santo foi fechada há mais de 20 anos, mas outro trecho ficou à céu-aberto.
A população disse que já é uma reinvindicação antiga que o serviço seja feito em toda a extensão da via, principalmente para evitar acidentes.
“Podiam tapar o outro lado do valão, assim como fizeram do outro lado, pra evitar esse tipo de situação”, disse a moradora Nathália Ferreira.
Animais foram acolhidos por moradora
Após serem resgatados, os dois cães foram acolhidos por Nathália, que acionou o serviço de resgate da Prefeitura de Cariacica.
“A atendente respondeu que eles não podem buscar porque aparentemente os cachorros não são vítimas de maus-tratos e animais só são resgatados nesses casos. Trouxe aqui pra casa, a gente deu banho, comida e água. Eles estão com feridas e preciso levar para o veterinário”, disse Nathália.
Os dois cães por enquanto estão separados dos outros animais da casa.
“Estão no meu quintal amarrados porque tenho dois cachorros e dois gatos. Estão com feridas expostas, pode ser que tenham alguma doença transmissível e, para evitar o contágio, não estou deixando eles no mesmo ambiente. Aqui é igual coração de mãe, sempre tem espaço pra mais um. O maior problema são os custos com veterinário, castração, vacina, ainda mais que são dois cachorros. Se alguém se solidarizasse, a questão de lar temporário e adoção são mais mais tranquilos”, disse a moradora.
Fonte: G1