O aparecimento de um ouriço trouxe ontem preocupação e dor de cabeça para os moradores de uma casa no Jardim Morumbi 2. Logo de manhã, Jorge Amaral Filho, professor de 51 anos, e seu filho Caio Weiss Amaral, 19, viram o animal na jabuticabeira existente no quintal. Preocupados principalmente com os dois cães da residência, os moradores passaram o dia tentando encontrar uma equipe que fizesse o resgate do bicho, mas não encontraram solução. A sugestão de um dos órgãos consultados, inclusive, era de que esperassem a noite chegar para o animal ir embora sozinho.
Na intenção de remover o animal, Jorge ligou primeiro para o Corpo de Bombeiros e a resposta da corporação era de que a responsabilidade nesses casos seria da Polícia Militar Ambiental. Ele então entrou em contato com a polícia, que se disse responsável apenas por atender denúncias de animais enjaulados. A Polícia Ambiental sugeriu também que Jorge esperasse a chegada da noite, porque nesse horário provavelmente o bicho iria embora.
Ainda em busca de ajuda, o morador do Jardim Morumbi 2 entrou em contato com a Zoonoses, que por sua vez disse cuidar apenas de animais transmissores de doenças. Não satisfeito com as respostas recebidas até aquele momento, Jorge ligou para o zoológico municipal e a informação recebida daquele parque era de que eles não executavam o serviço de resgate de animais.
O setor de Comunicação do Corpo de Bombeiros disse que a área onde o animal estava era aberta (quintal) e não estaria ameaçando as pessoas, mas sim os cachorros. Se estivesse trazendo risco a uma pessoa, diz o comunicado, alguma providência seria tomada, mas como não estava, nada poderia ser feito. Disseram os Bombeiros que tratava-se de um animal silvestre e que ele já estava naquela área, pois há um bosque na região.
A aproximação da casa, provavelmente, tenha ocorrido para procurar alimentos. Segundo o morador, o ouriço pode ter entrado pelo telhado de sua residência, vindo do bosque. Assim, desceu para a jabuticabeira de seu quintal. O animal passou o dia todo na árvore e lá foi visto até escurecer.
O ouriço é um animal mamífero com hábito noturno. Geralmente se alimenta de insetos, minhocas, pequenos mamíferos e frutos. Ele possui pelos endurecidos que servem de proteção e, ao sentir-se ameaçado por algo, ele não os lança, mas os solta.
Fonte: Cruzeiro do Sul
Nota da Redação: O ouriço estava em seu habitat e não levava risco para ninguém. Muito pelo contrário, o único risco existe caso ele se sinta ameaçado, ou seja, se trata de sua proteção soltar os pelos endurecidos que o cobre. Talvez se, desde a primeira ligação, a informação de que o animal é calmo e não apresenta perigo fosse dada, todo o estresse do casso seria evitado.