EnglishEspañolPortuguês

Moradores denunciam matança de animais em Criciúma (SC)

8 de dezembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Portal Clicatribuna

Os moradores do Loteamento Peruchi, no Distrito de Rio Maina, em Criciúma, estão indignados com o aparecimento de animais mortos na Rua Abôndio Colombo. Por volta das 7h desta quarta-feira, a gata Ariel, de cinco meses de idade, foi encontrada morta na frente da casa do tutor, Vanderlei Nunes.
Segundo ele, os animais da rua não costumam viver por muito tempo e sempre morrem da mesma forma. “É sempre assim. A gente tira os animais da rua, cuida, cria apego e alguém mata. Ainda ontem a Ariel estava brincando conosco. A mãe e os irmãos dela morreram todos envenenados. Ela durou mais porque quase não saía de casa”, relata o morador.
Nunes precisou fazer um esforço para se lembrar de quantos animais já perdeu neste ano. “Contando com a Ariel, seis gatos meus foram envenenados, eu acho”. Já quem não precisou fazer esforço algum foi a nossa reportagem para encontrar mais moradores que relataram, revoltados, o mesmo problema.
“Meus cães nunca saíam do cercado de casa, mas mesmo assim eles foram envenenados. Nós imaginamos quem seja, mas não podemos acusar ninguém sem provas”, pondera Rosa Fernandes, vizinha e cunhada de Nunes. Rosa diz ter perdido pelo menos quatro cachorros e três gatos e ainda adverte: “agora apareceu esta gata morta e com certeza vão aparecer mais, porque sempre que morre um, morrem mais dois ou três”.
Rosângela Maria Biava Manenti perdeu o Pingo, cão da família, há cerca de um ano. “É uma matança, não dá mais para ter animais. Os meus eu nem deixo mais descer da área de casa”, conta.
Casos de envenenamento podem ser denunciados
Segundo o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Giovano Izidoro, casos assim precisam ser denunciados. “Nós recomendamos que as pessoas liguem para o 156 e expliquem a situação, para que nós, com o apoio da polícia, vejamos o que é possível fazer”, explica. De acordo com Izidoro, a Famcri já havia recebido reclamações de moradores do Loteamento Peruchi, que estão sob investigação.
Fonte: Portal Clicatribuna

Você viu?

Ir para o topo