Na última semana, uma equipe de reportagem foi acionada por moradores da Rua Capão Bonito na Vila Bom Jesus, que reclamavam da situação precária em que animais foram abandonados em uma casa pelos antigos moradores. As informações são do portal Itapeva Times.
Chegando ao local, a equipe constatou uma grande quantidade de entulhos em frente à casa, os vizinhos da casa disseram ainda que dentro da residência havia mais lixo e diversos animais, alguns deles mortos em avançado estágio de decomposição. Os moradores disseram que já tinham denunciado o problema para a Vigilância Sanitária, porém não haviam obtido resposta alguma até aquele momento.
Fora o lixo da casa, o número de animais abandonados no local também foi motivo de reclamação, cerca de vinte gatos foram deixados para trás pelos antigos tutores, os moradores disseram ter entrado em contato com uma das ONGs que cuidam de animais em Itapeva, porém ninguém compareceu ao local para verificar a situação dos animais, onde alguns filhotes acabaram morrendo dentro da casa.
A equipe juntamente com alguns vizinhos da residência, teve acesso ao interior da casa e constatou uma grande quantia de lixo dentro do local, havia ainda várias vasilhas cheias de água, que podem se transformar em criadouro do mosquito da dengue.
A gerente da Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses de Itapeva,Tatiana Ribas Gemignani Vancini, disse que o problema já era conhecido e que havia sido protocolada uma denúncia sobre o caso. “Nesta semana foi protocolado uma denuncia aqui sobre o aparecimento de muitos animais, recicláveis que estavam dentro da casa e na calçada acumulando sujeira e provocando o aparecimento de ratos e baratas pela vizinhança, nosso fiscal foi até lá e verificou em torno da casa e solicitamos o parecer de algum setor da prefeitura que pudesse fazer a limpeza no local mediante a uma autorização judicial”, disse Tatiana que falou ainda achar que, por precisar de autorização judicial levaria algum tempo para fazer a limpeza.
A equipe do Itapeva Times entrou em contato com o vereador Oziel Pires (PTB) que sabendo do caso e compareceu ao local, e vendo o problema que os moradores enfrentavam o vereador entrou em contato com o Secretário de Administrações Regionais, Luiz Carlos Piloto e juntos decidiram que diante dos problemas apresentado era questão de urgência a limpeza do local e do resgate dos animais no fim de semana.
Fonte: Itapeva Times