Cerca de trinta moradores do condomínio Jacarecica, localizado no bairro homônimo, em Maceió (AL), se reuniram nste sábado (22) para fazerem uma denúncia a respeito da matança de animais que tem preocupado quem possui cachorros ou gatos no residencial.
Os condôminos registraram Boletim de Ocorrência no 6º Distrito Policial e cobraram apuração do caso. A moradora Ivana Barbosa informou que o problema já é antigo no condomínio. “É um absurdo que isso continue acontecendo. Já conversamos com moradores e nada adiantou. Esperamos que, dessa vez, isso seja solucionado”, afirmou. Segundo Barbosa, a prática tem se refletido na própria atitude das crianças. “Seria bom que os pais educassem os filhos também. Vemos constantemente crianças maltratando gatos aqui”.
De acordo com Rômulo Coelho, apenas no último final de semana, dois animais foram mortos. “Além de tudo, são colocados venenos em locais estratégicos. Dia desses, uma criança estava brincando com as bolinhas. Por pouco não colocou na boca, causando risco de morte”, acrescentou.
Convidada pelos moradores, a representante do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), Lilian Albuquerque, esclareceu que existe uma lei federal de nº 9605, de 12 de fevereiro de 1988, que pune de três meses a um ano quem praticar um ato de abuso contra animais domésticos e domesticados. Após prestarem o B.O, os moradores foram recebidos pela delegada Maria de Fátima, que assegurou abrir inquérito para apurar a autoria dos crimes.
Nota da Redação: Um crime de morte não pode ser punido apenas com três meses a um ano de prisão. As leis precisam mudar e se tornarem mais rigorosas.
Fonte: Gazeta web