EnglishEspañolPortuguês

DURANTE PASSEIOS

Moradores da Glória denunciam que cães levaram choques após fortes chuvas no Rio de Janeiro

9 de abril de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo pessoal

Donos de cães que passeiam pela Glória, Zona Sul do Rio, denunciaram que seus animais domésticos levaram choques na sexta-feira (4), após fortes chuvas que assolaram a cidade no último fim de semana.

A secretária Patrícia Brasil conta que estava saindo do ‘parcão’ da Glória, um local público com brinquedos para cachorros, no fim da tarde de sexta. Foi quando seu cão Baco encostou em um canteiro e levou uma descarga elétrica.

Ela disse que menos de uma hora depois do ocorrido, outra situação semelhante foi relatada em um grupo de moradores do bairro nas redes sociais.

“O cachorro chorou na hora, eu tentei ver o que estava acontecendo, ele empurrava com a guia para irmos para casa. Em casa, cheguei e estava tudo bem. Depois de 45 minutos, outra pessoa colocou no grupo que o cachorro dela havia levado um choque também. A partir deste momento, vários relatos começaram a aparecer no grupo”, conta Patrícia.

Neste outro relato, o cão levou um choque na subida da Ladeira da Glória, localizada entre dois famosos restaurantes da região e há poucos metros do parcão. A designer Inajah Moreira contou que estava caminhando próximo à entrada do prédio onde mora, quando o animal encostou em um poste antigo.

“Eu e meu cão ficamos muito assustados. Ele não queria mais andar porque não queria pisar no chão, ficava pulando e girando. Tive que pegá-lo no colo para entrar no prédio. Mesmo em local seco, ele não queria pisar. Ficou bastante amuado depois que o sequei, demorou a comer e a voltar a brincar”, lembra a designer.

Rafaela Guimarães disse que também na sexta-feira à noite, o mesmo aconteceu com a cadela dela, mas em outro local: em frente à Praça Paris, na Avenida Augusto Severo. A tutora afirma que não é a primeira vez que isto acontece.

“Por volta de 18h, estávamos saindo da praça com a Luna e ela chegou próximo ao poste, pulou e chorou na hora. Depois disso, ela não quer passar mais no mesmo local. Não foi a primeira vez que aconteceu, toda vez que chove acontece”, diz Rafaela.

Inajah diz que a situação vai além do dano físico de levar uma descarga elétrica. Ela afirma que o cachorro não quer mais passear no local.

“Agora, ele está com medo de passar pelo local. Mesmo em dias de sol, tem sido desafiador voltar com ele dos passeios”.

O que diz a prefeitura

Em nota, a RioLuz disse que faz o acompanhamento constante do parque de iluminação da cidade e realiza vistorias periódicas e regulares em seus equipamentos e que assim que é acionada acionada para suspeita de descarga elétrica, envia imediatamente uma equipe técnica ao local.

“A maioria dos incidentes com descarga elétrica acontece em regiões com incidência de casos de furtos e vandalismo no parque de iluminação. Após a ação, os criminosos costumam abandonar os fios expostos, o que é prontamente corrigido pela equipe técnica, assim que acionada”, diz a nota.

A RioLuz também informou que uma equipe técnica foi encaminhada ao local para realizar uma vistoria e averiguar o problema.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo