Uma moradora, de 67 anos, de um acampamento em Colômbia (SP) se arriscou para tentar salvar galinhas e outros animais domésticos em meio a um incêndio de grandes proporções que atingiu a área na manhã desta terça-feira (16/09). As chamas foram extintas por volta das 13h30, de acordo com a Defesa Civil.
Em um vídeo ao qual o g1 teve acesso, um agente da Defesa Civil precisou intervir para retirar a mulher com segurança do local, que foi tomado pelo fogo.
Nas imagens, é possível ver a moradora caminhando próximo às chamas e sendo alertada pelo agente sobre o perigo de estar ali.
Ao g1, a coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Freitas disse que os animais, cerca de 30, entre galinhas, pintinhos, calopsitas, cachorros e gatos, foram salvos na sequência e todos passam bem.
“Ela relatou que estava tentando acudir as galinhas, os animais dela, porque ela tem muito frango, gatos, cachorro e estava tentando pegar. Ela tem também um viveiro que tem as calopsitas e voltou para tentar tirar os animais. Mas, graças a Deus, nenhum dos animais sofreram queimaduras. O caminhão-pipa deu a volta e conseguiu apagar. A preocupação dela era os animais também”.
Segundo a Defesa Civil de Colômbia, o fogo começou por volta das 10h e se alastrou rapidamente, chegando próximo de casas no Acampamento Luís Gustavo Henrique, área de posse do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), conhecida como Fazenda Colômbia. Todos eles precisaram ser retirados do local.
Após controlado o incêndio, Maria Inácia disse que a situação é desoladora.
“É uma situação desoladora, porque queimou algumas residências, o pessoal que está acampado na área de posto do Incra da Fazenda Colômbia teve alguns danos materiais e estão sendo assistido pela Defesa Civil. Mas é uma situação muito triste, foi um verdadeiro pavor que eles passaram com a proximidade do foco de incêndio, que chegou muito perto das residências”.
Maria Inácia contou que três casas no acampamento foram destruídas pelas chamas. Cinquenta famílias precisaram ser retiradas do local, mas retornaram às casas após o incêndio ser extinto, ainda nesta terça-feira.
Ver essa foto no Instagram
Ainda segundo a coordenadora da Defesa Civil, a mulher que tentou salvar os animais teve a casa parcialmente destruída, mas conseguiu material para reconstruir o imóvel.
As causas do incêndio ainda serão investigadas.
Fonte: G1