EnglishEspañolPortuguês

AQUECIMENTO GLOBAL

Monte Fuji recebe primeira neve de 2024, marcando recorde de atraso histórico

A formação da camada de gelo na icônica montanha japonesa é a mais tardia em 130 anos, após verão de calor recorde no país

8 de novembro de 2024
Renata Turbiani
2 min. de leitura
A-
A+
Monte Fuji, no Japão — Foto: Unsplash

O Monte Fuji, no Japão, finalmente apresentou a sua primeira camada de neve no ano. O marco anual foi confirmado nesta quinta-feira (7) e é o mais tardio em 130 anos, desde que o monitoramento começou, em 1894. No ano passado, foi atingido no dia 5 de outubro.

O Observatório Meteorológico Regional de Kofu, que divulga as notícias todos os anos, explicou que a “primeira nevasca” na montanha é definida como o ponto em que toda ou parte dela fica coberta de neve ou “precipitação sólida de aparência branca”.

Mamoru Matsumoto, gerente de observação e previsão do observatório, disse que essa primeira nevasca tem sido adiada nos últimos anos, embora os motivos ainda não estejam claros. “A temperatura no cume do Fuji estava alta desde outubro, então eu podia prever um grande atraso na queda de neve, o que estava me deixando desconfortável. Estou aliviado por finalmente ver a neve”, acrescentou.

O marco tardio ocorre depois do verão mais quente do Japão por dois anos consecutivos. Em 3 de setembro, o Asahi Shimbun informou que as temperaturas no verão de 2024 foram em média 1,76ºC acima do normal, com locais como Sano, na província de Tochigi, e Kuwana, na província de Mie, atingindo 41ºC e 40,4ºC, respectivamente, no final de julho e início de agosto.

Reportagem da Reuters destaca que o clima excepcionalmente quente fez com que a chuva não se transformasse em neve em outubro, quando a temperatura média no pico atingiu um recorde de 1,6ºC.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo