Uma moção de apelo, com 7,2 mil assinaturas solicitando a melhoria do atendimento oferecido a animais em Piracicaba, foi entregue na tarde de ontem ao prefeito Barjas Negri (PSDB).
O documento, que apresenta uma série de reivindicações, teve como primeiro resultado a deliberação do prefeito para que seja criada uma campanha em defesa aos animais na cidade, com apoio da Prefeitura.
A moção foi apresentada pelo vereador Laércio Trevisan Junior (PR), em parceria com as representantes da ONG (organização não governamental) Viralata, Vira Vida, Miriam Miranda e Cecília Pizzinatto.
Desde que a Gazeta denunciou a situação dos 400 cães que sobreviviam num canil decadente na cidade, há pouco mais de um ano, a preocupação com a saúde e os cuidados com os animais na cidade foi despertada.
A própria ONG Viralata, Vira Vida foi criada com a intenção de atender a esses cães abandonados socialmente e rendeu bons resultados.
As reportagens evidenciaram ainda o trabalho e as necessidades do Canil Municipal.
O local teve obras de reforma e ampliação iniciadas há vários anos, não concluídas e abandonadas pela empresa responsável.
Está saturado, não tem mais vagas a oferecer, nem condições de ampliar o atendimento. No próximo dia 13 de outubro, deverá ser aberto o envelope das empresas concorrentes à finalização dessas obras.
Apelo
O término das reformas no canil é uma das solicitações apresentadas na moção de apelo ao prefeito.
O documento reivindica ainda a contratação de mais médicos veterinários para atuar no órgão; melhoria na estrutura operacional do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ao qual o canil está atrelado; a realização de parcerias público-privadas (PPP) para viabilizar atendimentos específicos a animais vítimas de maus-tratos; solicitação de acompanhamento efetivo da Guarda Civil nos casos de necessidade para atendimento a denúncias do gênero. A Guarda Civil já realiza esse trabalho, mas, segundo o vereador Trevisan, a ideia é que o apoio da corporação seja efetivado.
No pedido formal ao Executivo, os três defensores dos animais destacaram ainda a necessidade de ampliação da realização de exames, radiografias e ultrassonografias feitas em animais quando da necessidade.
O plantão à distância para casos de atendimentos de urgência e emergência em finais de semana, é outra solicitação levada por eles.
Trevisan afirmou que, diante da situação atual dos animais na cidade, é preciso que seja criado um Conselho Municipal de Defesa dos Animais, com representações de diferentes órgãos públicos e entidades civis. “É uma questão de saúde pública”, enfatizou.
7,2 mil assinaturas acompanharam a moção de apelo ao prefeito.