EnglishEspañolPortuguês

DIVERSAS ESPÉCIES

Misteriosa morte em massa de peixes em lago nos EUA intriga autoridades

Lago San Antonio, na Califórnia, teve que ser fechado a visitação do público. Morte de bagres, robalos e outros peixes pode ter sido causada pelo aumento repentino de temperatura

18 de julho de 2024
Redação Galileu
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Condado de Monterey

O lago San Antonio, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi interditado no último dia 9 de julho após um grande número de peixes aparecerem mortos no local. O Condado de Monterey confirmou a informação em uma postagem no Facebook.

A publicação na rede social inclui um vídeo que mostra peixes espalhados e cobrindo praticamente toda a extensão do lago. “O lago está sendo fechado como precaução de saúde pública enquanto acontecem testes e limpeza”, diz a postagem. “Todos os campistas estão sendo convidados a sair e a entrada de novos visitantes está proibida”.

O condado pediu desculpas para as pessoas com visitas marcadas ou planos de visitar o local, e prometeu divulgar os resultados da limpeza e da análise das amostras do lago.

A decisão de fechar a região do lago veio após outra publicação, do dia 6 de julho, na qual o evento de morte de peixes começou a ser relatado. Na ocasião, supôs-se que a mortalidade tenha sido causada por uma mudança extrema de temperatura que diminui os níveis de oxigênio na água.

O Condado de Monterey, na Califórnia, descartou a possibilidade de risco para humanos ou animais de estimação e continuou, até então, deixando o lago aberto. Mas aconselhou que os frequentadores evitassem contato com peixes mortos.

Em um vídeo postado em 12 de julho, já após o fechamento do lago San Antonio, o chefe de parques Bryan Flores disse que ainda há vários peixes mortos, junto a larvas e mau cheiro. Entre as espécies, haviam bagres, robalos, trutas e peixes do gênero Pomoxis.

“Estamos aguardando relatórios do Departamento de Pesca e Vida Selvagem, da Agência de Recursos Hídricos e do Departamento de Saúde para determinar qual é a causa dessa mortandade maciça de peixes”, declarou Flores. “Isso é muito triste”.

Fonte: Revista Galileu

    Você viu?

    Ir para o topo