Neste sábado (2), a Capela de São Roque, na Avenida dos Andradas, em Juiz de Fora, recebeu, além dos fiéis, cães e gatos na missa das 15h. A cerimônia faz parte das homenagens a São Roque, que são realizadas até este domingo (3). De acordo com informações da Pastoral de Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, da qual a capela faz parte, mais de 40 cachorros e dois gatos foram abençoados nesta missa.
A missa com bênção para os animais domésticos é realizada há quatro anos na capela. Nascido em 1378, em Montpellier, na França, aos 20 anos, São Roque cuidou de vários doentes durante uma epidemia de peste. Quando estava em Piacenza, na Itália, ele adoeceu e se refugiou em uma caverna, onde sobreviveu porque um cachorro levou alimentos para ele. O tutor do animal o encontrou e cuidou do santo, que se recuperou e curou várias outras pessoas. Por isso, para os católicos, São Roque é padroeiro contra a peste e também protetor dos animais.
São Roque é celebrado no dia 16 deste mês, mas a festa é antecipada em Juiz de Fora por conta da proximidade com as comemorações do dia de Nossa Senhora da Glória, no dia 15.
No domingo (3), foi realizada uma procissão às 9h, saindo da Capela São Roque, passando pela Avenida dos Andradas, Rua Barão de Cataguases, Rua João Pinheiro e Rua Paula Lima, voltando à Capela São Roque, onde será celebrada missa solene seguida de leilão de prendas no Largo São Roque. Nos três dias, haverá funcionamento de barraquinhas.
No dia 16 de agosto, dia do santo, a capela ficará aberta das 9h às 18h para visitação dos fiéis, com missa marcada para as 16h. A Capela São Roque fica na Avenida dos Andradas, s/n, no Morro da Glória.
Fonte: G1