EnglishEspañolPortuguês

REVOLTA

Ministro francês se diz 'chocado' com atropelamento de gato por trem em Paris

29 de janeiro de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Arquivo pessoal

O ministro do Interior da França, Gerald Darmanin, se pronunciou nesta sexta-feira e disse estar “particularmente chocado” com o caso de um gato que foi atropelado por um trem em Paris. O caso ocorreu no dia 2 de janeiro, na estação de trens Montparnasse, quando o animal doméstico escapou de sua mala de transporte e se refugiou sob um trem, segundo a AFP.

A operadora ferroviária nacional SNCF foi informada sobre presença do felino nos trilhos, mas o trem de alta velocidade partiu mesmo assim, atropelando o animal. O gato chamado Neko era tutelado por uma mulher e sua filha de 15 anos, que viajariam da capital francesa para a cidade de Bordeaux, no sul do país.

“O vimos cortado ao meio”, disse a menina de 15 anos à fundação de proteção animal francesa 30 Millions d’Amis. “Eles nos disseram que não era problema deles, que era apenas um gato e que deveríamos tê-lo na coleira”, acrescentou. A companhia de trens, então, teria oferecido como compensação um bilhete gratuito para Bordeaux.

“Diante da violência contra os animais, decidi mobilizar recursos muito significativos: 4.000 policiais e gendarmes em toda a França, responsáveis ​​por coletar denúncias e lutar contra esse fenômeno. Juntos, vamos nos mobilizar”, publicou o ministro Darmanin no Twitter.

A tutora de Neko está processando a companhia ferroviária.

Nota da Redação: A população francesa está consternada com o caso. Diante da tragédia, a França adotará medidas mais efetivas para combater maus-tratos aos animais.  Nenhuma compensação financeira trará Neko de volta ou vai diminuir a dor das tutoras. Mas ele se tornou um símbolo de luta. Que todas as nações reconheçam e respeitem os direitos animais.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo