O Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia criminal contra um homem de Curitiba por maus-tratos a animais. Segundo a denúncia, ele maltratou oito cães da raça rottweiler.
A 1ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente explicou que os oito cães, dos quais seis são filhotes, seis filhotes tiveram as caudas cortadas pelo tutor. Os procedimentos foram feitos sem qualquer indicação clínico-cirúrgica veterinária ou zootécnica e sem os cuidados tecnicamente recomendados.
Os cães foram encontrados na casa dele, no bairro Pinheirinho, em outubro. Segundo a promotoria, foi constatado que o tutor estava “mantendo-os com alimentação escassa e em condições precárias de higiene, conforme imagens e relatos das testemunhas ouvidas pela autoridade policial.”
No dia da denúncia, homem não chegou a ser autuado pelos policiais que atenderam a ocorrência, tendo sido, porém, notificado.
Entretanto, na semana seguinte, ele continuou submetendo os cães a maus-tratos, mantendo os animais presos em corrente, impedindo movimentação adequada e descanso, e amamentação adequada dos filhotes. Após essa constatação, ele foi formalmente denunciado.