Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais
Para aqueles de nós que têm a sorte de ter um companheiro animal, pode ser devastador perceber o número de doces seres vivos que são privados da experiência de um lar amoroso. Cerca de 70 milhões de gatos e cães abandonados vagueiam pelas ruas dos Estados Unidos e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existem pelo menos 200 milhões de cães desabrigados em todo o mundo.
Em áreas onde o problema de animais abandonados tornou-se grave e a assistência governamental para estes cães é inconsistente na melhor das hipóteses, indivíduos e grupos compassivos se esforçam para melhorar a situação desesperadora dos animais.
Essas pessoas, que dedicam seu tempo e energia para cuidar dos cães que as autoridades muitas vezes ignoram, são, sem dúvida, os heróis desconhecidos do mundo da proteção dos animais.
Wang Yan, ex-milionário da província de Jilin da China, é uma delas. Ele desistiu de tudo para ajudar no resgate de cães sem lar em sua comunidade. A paixão de Yan por cachorros abandonados teve um início trágico, pois seu cão querido desapareceu em 2012.
“Fui à sua procura em todos os lugares, mas sem sucesso. Finalmente levaram-me para (um matadouro local) para tentar a minha sorte lá”, relatou. Ele continuou a visitar o matadouro por uma semana, na esperança de encontrar o companheiro, mas não teve sorte.
No entanto, as cenas terríveis que testemunhou o chocaram tanto que ele decidiu fazer o máximo que pudesse para ajudar os animais indefesos. Yan tornou-se milionário com o comércio de fabricação de aço na cidade de Changchun, mas tomou a decisão altruísta de usar sua fortuna para cuidar do maior número possível de cães abandonados.
Imediatamente, ele comprou o matadouro dos proprietários anteriores para garantir que não ocorressem mais mortes ali e criou um abrigo de animais em uma fábrica de aço desativada.
Agora, ele passa os dias à procura de lares amorosos para os cães que estão sob seus cuidados. Os esforços de Yan têm dado resultado. Hoje, o abrigo cuida de 215 cães, sendo que antes eram quase mil animais. Ele explicou que isso acontece porque muitos foram adotados.
Sua devoção para ajudar os cães assegurou que centenas deles, que poderiam ter sido enviados para serem assassinados, encontrassem o amor de novas famílias para sempre.Embora Yan tenha ficado endividado devido às suas ações amáveis, ele se recusa a aceitar quaisquer doações financeiras, segundo o One Green Planet.
“Não aceito doações monetárias. Só espero que as pessoas de bom coração sejam capazes de doar alguns suprimentos para ajudar a construir uma casa para estes 200 cães”, explicou.
O amor de Yan pelos cães do abrigo é suficiente para comover qualquer pessoa. Infelizmente, as autoridades locais de várias cidades chinesas não enxergam com bons olhos as populações de cães desabrigados. Neste contexto, é ainda mais animador saber que pessoas como Yan têm lutado em nome dos animais.