Após um cachorro ter sido abandonado no aeroporto por sua tutora, milhares de pessoas de todo o mundo se candidataram para adotá-lo.
A história do cachorro, identificado como um “golden doodle/mini poodle de aproximadamente 2 anos de idade”, ganhou atenção nas redes sociais depois que o Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas (LVMPD) detalhou como sua tutora o abandonou, incluindo imagens dos acontecimentos, em um comunicado à imprensa divulgado em 18 de fevereiro.
A tutora do cachorro o deixou amarrado a um medidor de bagagem no balcão da JetBlue no Aeroporto Internacional Harry Reid em Paradise, Nevada, no final da noite de 2 de fevereiro. Policiais do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas (LVMPD) chegaram ao local por volta das 23h39, horário local.
Segundo a polícia, “a equipe da companhia aérea informou à tutora do cachorro que ela precisava preencher um formulário online para viajar com o animal como cão de serviço” e “como a documentação necessária não foi preenchida, a passageira teve o embarque negado”.
“Ela então deixou o cachorro para trás e seguiu pelo aeroporto até o portão de embarque”, disse o LVMPD.
Mais tarde, os agentes localizaram a tutora do cachorro em um portão dentro do aeroporto, onde a confrontaram sobre o suposto abandono, conforme mostram as imagens.
“Vou jogar minhas malas no chão porque estou exausta”, disse a mulher não identificada em imagens da câmera corporal incluídas no comunicado à imprensa. Um policial então respondeu: “Não, o que vamos fazer é acompanhá-la de volta até onde seu cachorro está e lhe entregar uma multa, porque você deixou seu cachorro no balcão de ingressos”.
Questionada sobre o motivo de ter deixado o cachorro, a tutora disse aos policiais que a JetBlue não permitia que ela viajasse com o animal, que, segundo ela, possuía um dispositivo de rastreamento — “dando a entender que era aceitável deixar o animal para trás e que ele retornaria para ela”, afirmou o Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas (LVMPD). Mais tarde, ela se tornou “hostil”, disse a polícia.
A tutora foi presa e indiciada por abandono de animal, além de resistência à prisão, de acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas (LVMPD).
Entretanto, o cão — que desde então foi batizado de JetBlue — ficou sob a custódia do Serviço de Proteção Animal e, após 10 dias sem qualquer contato com sua tutora, foi transferido para o Retriever Rescue of Las Vegas, uma organização local sem fins lucrativos.
Depois que sua história viralizou, a JetBlue recebeu uma “enorme demonstração de carinho”, disse a organização de resgate em uma atualização no Facebook. “Este doce menino é incrível. Verdadeiramente incrível”, escreveu a organização. “E depois de tudo o que ele passou, a ideia de que ele possa ser abandonado novamente nos deixa em alerta máximo. Seremos extremamente criteriosos na escolha de sua família definitiva. Ele merece estabilidade. Segurança. Compromisso. Uma promessa para a vida toda.”
E há muitas casas para escolher. O filhote recebeu mais de 2.400 pedidos de adoção, informou o abrigo à FOX5 Vegas — embora ele vá para casa com um dos policiais que atenderam à ocorrência no aeroporto.
O policial — que já tinha uma inscrição pré-aprovada e concluído a verificação domiciliar com o abrigo — se reunirá com a JetBlue e levará o cachorro para casa, para sua família, no sábado, 21 de fevereiro, informou a FOX5 Vegas.
Enquanto isso, a Retriever Rescue de Las Vegas está incentivando aqueles que se candidataram à adoção de JetBlue de todo o mundo — houve candidatos de Londres, das Ilhas Virgens e de outros lugares — a darem um lar definitivo a outro cão, segundo a publicação. E para os candidatos locais, há outros 40 cães atualmente sob os cuidados da organização sem fins lucrativos.
“Só existe um JetBlue”, disse a equipe de resgate à FOX5 Vegas. “Mas há muitas outras que ainda precisam de ajuda.”
Traduzido de People.