Um gato chamado Gosi surpreendeu sua tutora, Friðrikka Árný Rafnsdóttir, ao reaparecer após 13 anos, proporcionando um verdadeiro “milagre de Natal”. O reencontro inesperado ocorreu recentemente em Þingeyri, na Islândia, e emocionou a família, que já acreditava que o felino não voltaria.
Gosi desapareceu em 2011, aos dois anos de idade. Durante meses, Friðrikka buscou incansavelmente pelo gato e nunca perdeu a esperança. “Sempre tive a sensação de que ele não tinha morrido, nem sido atropelado ou algo assim”, relatou ao canal islandês RÚV .
A reviravolta na história aconteceu quando Friðrikka viu uma publicação no Facebook sobre um gato capturado na região. Decidida a investigação, foi até o local. “Assim que abriam a jaula, o gato pediu carinho, e eu soube imediatamente que era o Gosi”, contou emocionada. A confirmação veio logo após a leitura do microchip.
Antes de voltar definitivamente para o lar, Gosi está recebendo cuidados veterinários. O gato, agora com 15 anos, apresenta problemas de visão, hipertireoidismo e está bastante magro, mas já se recupera e demonstra afeição constante. Ainda não se sabe onde Gosi esteve durante os últimos 12 anos ou se alguém o cuidou. Friðrikka espera encontrar respostas.
Além de Friðrikka, Gosi foi recebido com entusiasmo pelos quatro filhos da tutora, todos mais novos do que o gato e que nunca tinha conhecido o felino. A família também divide o lar com o cão Esja e o gato Úlla, que agora ganharam um novo (ou antigo) companheiro.
A emocionante história de Gosi mostra que o amor e a esperança podem, de fato, resistir ao tempo — e que milagres acontecem, especialmente em Natal.