Em menos de duas semanas quatro micos foram encontrados mortos no mesmo lugar no bairro de Jardim Sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os animais estavam espumando pela boca momentos antes de morrer.
Existe a possibilidade de os micos terem sido envenenados. A Vigilância Sanitária foi até o local dos incidentes para averiguar o caso e identificar a causa das mortes desses miquinhos. A possibilidade de ser raiva animal foi descartada pelo grupo que investiga o caso. Lembrando que a raiva animal é uma doença altamente contagiosa que ocorre pela transmissão do vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae.
O clima ainda é de mistério, já que os macacos foram encontrados exatamente no mesmo lugar da rua Eusébio de Almeida, próximo a uma região de mata. Um dos animais ainda estava agonizando quando os técnicos chegaram ao local nessa segunda-feira (15), apresentando dificuldade de locomoção.
Preocupados com as mortes dos micos os moradores da região ligaram para o 1746 e foram orientados direcionar a queixa à Vigilância Sanitária do município do Rio, que enviou dois técnicos para o lugar.
A Secretária Municipal de Saúde reforça para que a população não interaja com os animais silvestres doentes ou mortos.
O mistério permanece em Sulacap e a ANDA vai continuar acompanhando o caso até a conclusão da investigação.