EnglishEspañolPortuguês

CONTAMINAÇÃO

Micos morrem por herpes após contato com humanos no Parque das Mangabeiras (MG)

Animais silvestres foram infectados ao receberem alimentos de visitantes, alerta prefeitura

24 de abril de 2025
1 min. de leitura
A-
A+
Mico-estrela. Foto: H. Zell | Wikimedia Commons

Três micos-estrela foram encontrados mortos no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte (MG), após contraírem o vírus da herpes por contato indireto com seres humanos. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta terça-feira (22/04).

Segundo os técnicos da administração municipal, os animais foram infectados ao receberem alimentos oferecidos por visitantes contaminados pelo vírus, que em humanos é comum e geralmente causa apenas feridas nos lábios ou ao redor dos olhos, mas pode ser letal para os pequenos primatas.

Desde o início do ano, quatro micos morreram no parque. Três deles tiveram o diagnóstico confirmado para herpesvírus, enquanto o quarto foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, mas os exames não foram conclusivos.

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), diante dos casos, intensificou a campanha “Não Alimente os Animais”, que já vinha sendo realizada com ações educativas semanais no próprio Parque das Mangabeiras.

Parque das Mangabeiras. Foto: Divulgação

Durante bate-papos itinerantes, visitantes são orientados sobre os riscos de alimentar os animais e a importância de usar corretamente as lixeiras disponíveis no parque, evitando que restos de comida fiquem ao alcance da fauna local.

A prefeitura reforça que, embora o vírus da herpes seja relativamente inofensivo em humanos, ele representa um grave risco à vida dos animais silvestres, especialmente espécies como os micos-estrela, que são extremamente sensíveis a doenças humanas.

Fonte: Portal Impactto

    Você viu?

    Ir para o topo