EnglishEspañolPortuguês

Estado mexicano de Guerrero aprova lei contra touradas, rinhas de cães e outras práticas violentas

7 de agosto de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

por Loren Claire Boppré Canales (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo a organização PETA Latino, os legisladores do estado mexicano de Guerrero, onde está Acapulco, aprovaram por unanimidade uma nova Lei de Bem-Estar Animal, que proíbe as touradas, as rinhas de cães, o uso de animais em circos e espetáculos e as carruagens puxadas por cavalos, que têm sido utilizadas integralmente na costa de Acapulco durante décadas.
O representante do Partido Verde Ecologista do México, Alejandro Carabias Icaza, disse que após a publicação da lei no Diário Oficial do Estado, será ilegal usar animais como meio de transporte em todas as áreas pavimentadas, e que os funcionários das 52 concessionárias de carruagens em Acapulco se encarregarão de trocar seus animais por um veículo.
Icaza quer que os animais sejam respeitados em Guerrero, e esta nova lei é sem dúvida um grande passo na direção correta. Uma vez que a lei seja publicada, Guerrero será o segundo estado no México (Sonora foi o primeiro) a proibir as touradas e o 10º estado no país a proibir o uso de animais exóticos em circos. Qualquer pessoa que infrinja a lei poderá ser sancionada com uma multa equivalente a 50 dias de salário mínimo e será obrigado a passar até 48 horas preso.
Devido à aprovação de uma nova lei progressista, o Congresso do estado de Guerrero recebeu o prêmio Ação Compassiva dado pelo grupo de direitos animais PETA Latino:
accion-compasiva
Foto: Prêmio Ação Compassiva PETA LATINO

A PETA parabeniza todas as pessoas que impulsionaram esta nova lei compassiva e diz que espera que em breve, com o árduo trabalho de todos, as rinhas de galos e a montaria em touros nos rodeios também sejam proibidos.

Você viu?

Ir para o topo