Dez estações do metrô de São Paulo estão recebendo eletroeletrônicos e pilhas até o dia 22 de setembro. A ação, em parceria com a Green Eletron e Coopermiti, ocorre como parte da Virada Sustentável 2021.
Foram distribuídos alguns coletores que podem ser encontrados nas estações Vila Prudente, Jabaquara, Sé, Tucuruvi, Paraíso, Barra Funda, República, Tatuapé, Clínicas e São Mateus. Os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) permitem que os usuários do transporte incluam essa ação sustentável no seu dia a dia, sem grandes esforços.
O que pode ser descartado
Produtos de pequeno e médio porte, como computadores, celulares, cabos, carregadores, pilhas alcalinas, secadores de cabelo, console de videogame, entre outros.
Lixo eletrônico no Brasil
Segundo relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou em 2019 mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos (uma quantidade equivalente a 10,2 kg por pessoa), com estimativas de que menos de 3% deste volume tenha sido reciclado, o que torna a ação ainda mais relevante.
Com 44,7 milhões de toneladas de aparelhos elétricos e eletrônicos sem utilidade para a população, equivalente ao descarte mundial, seria possível gerar R$252 bilhões com novas matérias-primas para diferentes indústrias, o potencial econômico desperdiçado é imenso. Também é possível reduzir a quantidade de CO2 emitida na atmosfera ao reciclá-los. A ação vem para ajudar a transformar essa realidade em conjunto com outros esforços semelhantes acontecendo no mundo.
Em 2020, coletores da Green Eletron foram instalados nas estações Barra Funda, Sé, Vila Prudente, Tucuruvi, Jabaquara e Clínicas, também com apoio da Virada Sustentável. A campanha fez parte do calendário de comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico e contou com grande adesão dos usuários do metrô, recolhendo cerca de 1,6 tonelada de resíduos.
Coleta de eletrônicos sem utilidade
Data: 02 a 22/09
Horário: durante o funcionamento das estações
Local: estações do Metrô – Vila Prudente, Jabaquara, Sé, Tucuruvi, Paraíso, Barra Funda, República, Tatuapé, Clínicas e São Mateus