Mais da metade dos animais transferidos em fevereiro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Revecom para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) foram devolvidos à natureza. A reserva localizada em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, passava por uma grave crise financeira e foi obrigada a ceder 121 animais para o centro.
Entre as espécies que retornaram ao habitat natural estão jabutis, araras e papagaios, que foram libertados em áreas de soltura na zona rural da capital. “A reinserção desses animais é gradual. No tempo em que os animais ficaram no Cetas eles foram nutridos e treinados para recuperar as habilidades de sobrevivência e de voo”, disse César Guimarães, superintendente do Ibama.
Animais doentes ou debilitados que não possuem condições de voltar para a natureza estão sendo encaminhados aos poucos para áreas de preservação em outros estados, com o objetivo de conviverem em cativeiro com um número maior de indivíduos da mesma espécie, segundo Guimarães.
Fonte: G1