Um tubarão-lixa foi agredido por um mergulhador em Fernando de Noronha, Pernambuco, durante um mergulho realizado ontem (09/01). Uma gravação mostra o momento que o homem bate com uma câmera na cabeça do tubarão.
Momentos depois, a advogada Tayane Dalazen, de 36 anos, foi mordida na perna. Segundo Tayane, ela sentiu dor logo após presenciar a agressão ao tubarão.
Ver essa foto no Instagram
“Senti uma mordida muito forte na perna, e o tubarão não soltava”, relatou a advogada. “O vídeo foi feito momentos antes de eu ser mordida. Um guia de outro grupo estava com uma câmera na mão e bateu na cabeça do tubarão. O tubarão-lixa não costuma atacar pessoas, salvo raras exceções”, afirmou ela, ciente de que a reação dele não foi por maldade.
A turista fazia um mergulho de apneia na região do Porto de Santo Antônio. Ela estava acompanhada por um guia de turismo local credenciado, Erivaldo Alves da Silva, conhecido como Nego Noronha.
Tayane contou que evitou usar as mãos para afastar o tubarão por medo de deixá-lo mais estressado. Segundo ela, depois da mordida o cação prendeu sua perna e foi necessário que seu guia o afastasse.
A advogada estava acompanhada da amiga, a dermatologista Caroline Pereira, que fez a limpeza do ferimento imediatamente. Em seguida, as duas foram para o Hospital São Lucas, onde a turista recebeu atendimento, teve alta e passa bem.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu uma investigação para apurar o caso. Ontem (09/10), o representante do instituto, Mário Douglas, alertou para os riscos da alimentação irregular de tubarões na região onde ocorreu o incidente e afirmou que o mergulho na área poderá ser proibido.