A opção de seguir um estilo de vida pautado pelo consumo de produtos veganos tem crescido a cada ano. Somente o segmento de sorvetes veganos deve ter uma taxa anual de crescimento global de 12,8% até 2032, segundo dados de um levantamento da USD Analytics, empresa que realiza pesquisas de mercado.
De acordo o estudo, a razão do aumento nas vendas ocorrerá em vista da crescente demanda por produtos feitos a base de vegetais, em especial, nas regiões onde o consumo é alto.
No Brasil, 46% dos brasileiros não consomem carne, ao menos, uma vez por semana. Já 14% afirmam serem vegetarianos, segundo dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec).
A busca por uma alimentação mais saudável também é motivada por ações de figuras influenciadoras que compartilham o estilo de vida nos espaços digitais.
“Muitos consumidores são influenciados pelas escolhas e estilo de vida de celebridades, e isso tem um impacto significativo nas tendências de consumo, incluindo a preferência por sorvetes saudáveis veganos”, afirma a farmacêutica e consultora no setor de sorvetes saudáveis no Brasil, Giselle Sell.
Segundo ela, o segmento de sorvetes saudáveis é uma oportunidade para futuros empreendedores que desejam explorar o mercado, especialmente para intolerantes a lactose ou com alergia a proteína do leite.
“A oferta de diferentes opções de alimentos veganos, incluindo o sorvete saudável, acaba atraindo também os não-veganos, expandindo ainda mais o alcance de público no segmento”, diz.
“Diante disso, há uma necessidade urgente de que os fabricantes de sorvetes saudáveis diversifiquem seus produtos, com uma variedade de sabores e texturas inovadoras, incorporando ingredientes como óleos funcionais de abacate e amêndoas, leites vegetais, além de purês de frutas”, complementa.
Mira Flor é pioneira em Minas Gerais na área de sorvetes veganos
Em Minas Gerais, a Mira Flor foi a primeira empresa no Estado – e a terceira no Brasil – a apostar no segmento, há sete anos. Atualmente o negócio atua na modalidade B2B, ou seja, um modelo de negócio com vendas realizadas para outras empresas como consumidores finais.
De acordo com a proprietária da empresa, Ana Luiza Xavier, os produtos da Mira Flor são um diferencial no mercado, em razão do uso de ingredientes naturais nos sorvetes.
“Existem conceitos amplos de saudabilidade, mas dentro do parâmetro de um produto que venha de coisas menos processadas, o nosso sorvete se encaixa nisso, porque a nossa base é de inhame e caju”, explica.
Ela também salienta que há muitos produtos veganos no mercado que usam elementos sintéticos da indústria. “É possível fazer um sorvete vegano que não tenha nada de um produto saudável junto dele, mas nosso diferencial é ser um produto mais natural possível”, conclui.
Fonte: Diário do Comércio