EnglishEspañolPortuguês

ALTERNATIVA

Mercado de leite de aveia pode chegar a valer R$ 11 bilhões até 2026

4 de julho de 2021
Beatriz Paoletti | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Getty Images

Um relatório da Market Research Future (MRF) divulgado na semana passada, até 2026, aponta que o leite de aveia pode chegar no valor de mercado de 11 bilhões de reais com uma taxa de crescimento anual composta de 6,2%. O leite feito com a aveia é um dos produtos destaques no mercado alternativo ao leite de vaca, e que vem ganhando popularidade nos últimos anos.

O Brasil vem apresentando maior diversidade de marcas que tem opções de leite de aveia. Hoje é possível encontrar nas prateleiras do comércio de alimentos uma vasta variedade de produtos não lácteos prontos para consumo ou que podem ser utilizadas em cafés, chás, vitaminas e até em receitas culinárias.

O mercado está crescendo dentro do food service também, ou seja, hoje estão sendo ofertados no cardápio opções com o leite de aveia em cafeterias, lanchonetes, restaurantes, padarias etc. “Há uma crescente demanda por leite de aveia na indústria de alimentos e isso também levará a um aumento nas vendas”, diz a MRF.

É esperado que cada vez mais as opções majoritárias no mercado sejam as com melhor perfil nutricional, visto que quem busca por esse alimento alternativo geralmente compra baseado nos diferenciais em relação ao leite de vaca e até mesmo de outros leites vegetais.

Mais informações: mercado de leite de aveia

O leite de aveia está sendo muito procurado na versão orgânica, uma tendência crescente que deve se manter nos próximos anos. Isso pode ser porque esse tipo é mais rico em fibra e beta-glucana, a última sendo uma auxiliadora no controle de colesterol e glicemia. “No momento, a maioria dos consumidores prefere o leite de aveia orgânico”, trata o relatório.

Apesar do interesse em ascensão, a razão para o crescimento de mercado desta versão não ser ainda maior são os preços pouco acessíveis para muitos consumidores, mas claro que esse cenário pode mudar, a partir da maior concorrência do mercado e de vendas, além do apoio para a produção do leite de aveia.

O leite de aveia é um alimento que tem potencial para atender um público vasto e diverso (diferente do leite de vaca), como por exemplo aqueles que não consomem absolutamente nada ou quase nada de fonte animal, ou os que tem problemas com a lactose ou glúten, e até os que simplesmente querem reduzir o consumo de laticínios.

Marcas brasileiras que oferecem opções de leite de aveia

A Tal da Castanha, Naveia, Nude. e Natuterra.

Você viu?

Ir para o topo