O cãozinho Picaso foi encontrado vagando sozinho nas ruas sem saber para onde ir. Um homem ficou preocupado em ver o cachorro desabrigado e correndo risco de atropelamento e o levou para um abrigo. Inicialmente, a equipe do abrigo queria batizá-lo de Picasso, em homenagem ao pintor espanhol, mas por um erro de digitação ficou Picaso com apenas um “s”. O cachorro sempre demonstrou ser muito gentil e comportando e foi escolhido para passear com uma voluntária durante uma festa de rua e um desfile popular. Todos queriam que ele ficasse feliz e alegre em meio a outras pessoas.
Durante o evento, tudo corria dentro do esperado. Picaso, apesar de muito alegre, ficou muito calmo e comportado até que viu uma menina sentada na calçada muito cabisbaixa. Ele forçou a guia e demonstrou à voluntária, Kim Vigneau, que queria se aproximar da jovem. “Picaso tomou a iniciativa e me puxou para perto dela. Ele colocou a cabeça contra a dela e apoiou fisicamente seu rosto. Então a garota sorriu. Eu poderia dizer pela linguagem corporal dela, ele a estava ajudando”, disse Vigneau em entrevista ao The Dodo.
A adolescente se chama Abby Ellis e tem 16 anos. Ela está enfrentando uma batalha contra a síndrome da taquicardia ortostática postural (POTS), uma condição de saúde que afeta seu fluxo sanguíneo e pode fazê-la desmaiar, e isso a deixa muito ansiosa. Ela estava no meio de uma crise de ansiedade e estava esperando sua mãe chegar para buscá-la quando Picaso a surpreendeu. A mãe da menina, Melissa Smoot, chegou logo em seguida e percebeu que o cãozinho estava salvando a vida de Abby. As duas ficaram profundamente gratas ao cachorro.
Elas conversaram rapidamente com Kim e perguntaram sobre o cãozinho. Abby não estava se sentindo bem e elas decidiram ir para casa. Picaso voltou para o abrigo com uma grande história para contar, mas ele não sabia que aquele episódio inusitado não era o fim. No dia seguinte, Abby e sua mãe foram até o abrigo e perguntaram pelo cão. Elas queriam adotá-lo. “Abby estava pedindo um cachorro há mais de um ano. Eu continuei orando: ‘Senhor, apenas me envie um sinal de que Abby está pronta para um cachorro’ Alguém chamou isso de piscadela de Deus? Com certeza foi”, disse Smoot.
Assim que reencontrou a jovem, Picaso correu para acariciá-la, mesmo sem saber que dali em diante ele poderia fazer aquilo todos os dias. Ele ganhou uma família. Smoot tem certeza que nada é por acaso e que Picaso não só ajudará Abby, como também ajudará a conscientizar a sociedade sobre a importância de falar sobre a saúde mental e a intuição e pureza dos animais.