Indonésios que vivem na pobreza ou moram nas ruas passaram a utilizar uma nova forma cruel de pedir dinheiro. Em Jacarta, mendigos exploram macacos para que eles peçam esmola aos pedestres, segundo a agência Reuters. Os animais geralmente são acorrentados e posicionados perto de shopping centers e locais de grande circulação.
O país tem altos níveis de pobreza. De acordo com o jornal australiano The Age, cerca de 31 milhões de indonésios – 13,3% da população – ganham menos de US$ 1,50 por dia (equivalente a R$ 2,37).
Mendigo usa cão nas ruas de Miami
Um sem teto norte-americano também escolheu usar um animal para angariar dinheiro. Ele treinou seu cão para pedir esmolas junto com ele nas ruas de Miami, de acordo com o Daily Telegraph.
O cão, batizado com o nome Chocolate, carrega um pequeno balde na sua boca e, à medida que se depara com pessoas, pousa o balde no chão e aguarda que elas coloquem notas ou moedas no seu interior.
No caso de alguém, por desleixo, deixar cair uma nota para o chão, o cão recolhe a nota cuidadosamente com os seus dentes, colocando-a no interior do balde – conforme foi ensinado a fazer.
Apesar de não serem conhecidas as quantias exatas das esmolas recolhidas pelo cão, no vídeo divulgado pelo jornal britânico pode ver-se o balde com um número considerável de notas no seu interior.
Mais um caso de exploração e escravização de animais inocentes.